top of page

Quer exportar? o cacau brasileiro tem 100% de aprovação internacional!

Por: Emily Silva


O cacau, fruto nativo das regiões tropicais da América Central e do Sul, desempenhou um papel multifacetado ao longo da história, sendo além de um alimento saboroso, um componente cultural, econômico e nutricional de relevância incontestável. Sua crescente importância se reflete na demanda global por produtos de cacau de alta qualidade e sustentáveis.


Amplamente consumido em todo o mundo, o cacau é uma rica fonte de antioxidantes, fibras e minerais, como ferro e magnésio. Considerado uma matéria-prima, o fruto pode ser encontrado e consumido na forma de chocolates, bebidas quentes, sobremesas e produtos cosméticos. A indústria do chocolate, que tem o cacau como matéria-prima base, é uma das maiores e mais lucrativas do planeta no setor alimentício.


Principal fonte de renda para muitos países tropicais, o cacau é classificado como uma das principais commodities agrícolas globais. O Brasil se configura como um dos dez principais exportadores mundiais desse valioso recurso.


No cenário interno, a Bahia assume a posição de destaque como o maior produtor de cacau do Brasil, aproveitando seu clima propício e produtividade notável, o que integra o cultivo do cacau à sua cultura e economia. Paralelamente, o estado do Pará também ascende no cenário nacional de produção de cacau, caminhando em direção à liderança do cultivo do fruto.


No mercado internacional, o cacau brasileiro conquistou grande reconhecimento. Em 2019, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) atestou sua qualidade como produto 100% fino e de aroma, com alto valor agregado. Em 2023, o Brasil foi novamente reconhecido pelo Conselho Internacional de Cacau como um exportador de cacau com 100% de qualidade, consolidando sua posição como um dos principais protagonistas mundiais nesse setor ao ter uma recomendação internacional emitida para que o Brasil seja mantido como exportador exclusivo do produto. De acordo com dados do ComexStat, entre janeiro de 2022 e julho de 2023, o Brasil já registrou mais de US$109.844.916,00 em exportações de cacau.



Os principais destinos do cacau brasileiro atualmente são:


  • Argentina

  • Estados Unidos

  • Chile

  • Países Baixos (Holanda)

  • Peru


Fontes do post: Gov.com, ComexStat, LogComex


É uma empresa produtora de cacau e tem interesse em se inserir no mercado internacional? A Líder Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio por meio de estudo de mercado, análise de conjuntura, análise logística, planejamento burocrático, prospecção internacional, viabilidade de exportação e cadastramento no Radar SisComex. Agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page