top of page

Entenda por que inserir a sua Cachaça no mercado internacional

A recepção das bebidas tipicamente brasileiras pelo mundo


Sendo quase um símbolo cultural e patrimônio brasileiro, a cachaça vem conquistando o paladar de muita gente ao redor do mundo, deixando de ser a preferida somente para os brasileiros. Os consumidores tendem a buscar produtos cada vez mais autênticos e com maior qualidade. Similar ao que aconteceu com a tequila no México, a cachaça, com as suas variações, tem se posicionado cada vez melhor no mercado internacional de bebidas.

 

Por esta razão se pode compreender o valor cultural na cachaça no mundo inteiro. No contexto do mercado interno, a cachaça é a segunda bebida mais consumida e a níveis mundiais se trata do terceiro destilado mais consumido no mundo inteiro. Cada garrafa de cachaça exportada carrega em si a história e a paixão dos produtores brasileiros, logo, exportar cachaça é exportar um pedaço do Brasil permitindo que consumidores internacionais tenham a oportunidade de apreciar de maneira autêntica parte da nossa cultura. 


Além de todo o valor cultural atrelado ao produto, a inserção da cachaça no mercado global de bebidas representa uma oportunidade econômica significativa. O número de exportações em 2022 soma aproximadamente 18,60 milhões de dólares com um aumento notável de 54,74% em relação ao ano anterior, havendo ainda o crescimento de 30,38% no volume exportado em relação ao ano de 2019. 


Quanto a sua atual presença global, a cachaça já se destaca em 76 países, sendo os principais destinos: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França, Itália e Portugal. Dentro dessa lista os mercados de Portugal e Itália registraram aumentos expressivos nas suas importações chegando a mais 100% de crescimento.


shots de cachaça

E é claro que existem outros fatores que contribuem para o sucesso da cachaça no exterior, como a sua versatilidade e qualidade. Quase como em efeito cadeia, a versatilidade da bebida faz com que ela seja cada vez mais utilizada como ingrediente em drinques, impulsionando o seu consumo. 


O sucesso da cachaça no mercado internacional e o crescente do seu potencial são resultados de uma soma de outros diversos fatores, no que inclui o esforço desempenhado pelas grandes e pequenas empresas que investem cada vez mais no reconhecimento e expansão para o exterior. 


Apesar de grande parte da cachaça produzida ainda ser consumida no Brasil, o interesse internacional está crescendo, atraindo investimentos de grandes empresas estrangeiras como Campari, Diageo e Brown-Forman, que adquiriram marcas brasileiras de cachaça nos últimos anos. 


Estratégias tais quais o Projeto Setorial “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil“,  idealizado e realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) juntamente com o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), têm desempenhado um papel significativo nesse crescimento. Bem como na promoção das exportações do setor, gerando reconhecimento e competitividade. 


Conhecer o mercado dessa bebida e compreender a maneira em que ela é recebida no exterior se torna cada vez mais interessante para produtores e consumidores brasileiros, afinal, cada brinde com cachaça em qualquer lugar do mundo é uma celebração da identidade brasileira


Você tem interesse em exportar?

Somos uma Consultoria para exportação e é nosso objetivo oferecer aos nossos clientes melhores estratégias de exportação e soluções para os obstáculos durante o processo, além de auxiliá-los no processo de inserção do mercado internacional. 


Agende uma consultoria gratuita com a Líderi e exporte com tranquilidade! 





Fontes: LOGCOMEX, Agência brasil, The Brazil Business

Redação: Maria Isadora

Arte: Ruan Soares

Revisão: Maria Esther



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page