Por: Luiza Fonseca
Em um mundo cada vez mais desenvolvido, se discute corriqueiramente a importância constante de ampliar o mercado interno e externo do globo. Por isso queremos mostrar um pouco do caminho que sua empresa pode adotar para aderir a prática do comércio exterior.
Qualquer comercialização realizada com outros países é considerada uma transação de comércio exterior, e todos os dias, milhões de transações de todos os portes são realizadas entre os países espalhados pelo mundo inteiro.
Mas afinal, o que seria importar ou exportar um produto? Importar é a entrada de bens, produtos ou serviços estrangeiros em um determinado país, uma vez que nenhum país do globo é totalmente autossuficiente. Em outras palavras, é quando um país compra um produto de outro país para uso interno, a fim de atender a demanda de produtos que não conseguem ser produzidos no país.
Ao contrário da importação, a exportação acontece quando as empresas de dentro do país, ou seja, empresas nacionais, vendem seus produtos ou serviços para outros países. Isto significa dizer que, todo envio de produtos ou serviços para outro país, pode ser considerado exportação, mesmo que sejam em forma de doação, pois exportação é a saída de qualquer produto para o exterior, e sua diferença está apenas nos trâmites que envolvem esse processo.
Exportar é entrar em novos mercados, navegar em outros mares e encontrar demandas de determinado produto e diminuir o excedente. É a oportunidade de crescimento, pois significa a expansão do negócio para o mercado externo.
A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística , planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.
Nossa paixão é te levar mais longe!
Comments