top of page

Primeiros passos para exportar

Atualizado: 17 de fev. de 2023



O mercado externo pode ser um grande aliado para empresas em questões como: crise no mercado interno, câmbio favorável e a necessidade de ampliar os negócios. Mas para que a inserção no mercado internacional seja um sucesso é preciso se preparar bem antes. Assim, preparamos alguns tópicos que podem ser a chave para que sua empresa inicie os primeiros passos nessa jornada:


1. O empreendedor percebe a exportação como uma possibilidade para o seu negócio e um objetivo a ser alcançado. Nesse momento é necessário ter em mente que seu produto precisará adaptar-se ao Mercado Internacional, adequando-se às normas específicas do país desejado.


2. Ter um produto com algum diferencial. Ressaltamos que nem todos os produtos estão aptos para a exportação e podem enfrentar dificuldade de aceitação no Mercado Internacional.


3. Analisar a capacidade de exportação da empresa e ter um controle da produção, é preciso entender as potencialidades e os pontos de melhoria do seu negócio.


4. Pesquisar sobre o comércio exterior e possíveis mercados alvos. O apoio de uma consultoria internacional é fundamental nesse processo, através da nossa Análise de Conjuntura é possível identificar os melhores mercados alvo para a internacionalização de um produto ou serviço específico.


5. Participar de rodadas de negócios internacionais. Uma rodada internacional de negócios funciona como um canal facilitador do encontro entre fornecedores, investidores e distribuidores de diferentes países, de modo a promover a venda e, por conseguinte, a exportação de serviços e produtos.


6. Conheça as barreiras tarifárias e as documentações necessárias para o processo. Aqui na Líderi Jr., oferecemos o serviço Planejamento Burocrático em que realizamos toda a pesquisa e damos todo o suporte para a seleção e preenchimento dos documentos necessários para a exportação do seu produto.


7. Conheça o processo logístico, qual modal de transporte será utilizado: aéreo, marítimo ou terrestre. cada modal possui uma regulamentação diferente e envolve diversas variáveis, como tempo estimado de frete, taxas de risco, custos-benefícios, armazenagens mais adequadas, entre outros fatores que abarcam a cadeia logística.



Além disso, há algumas perguntas que você pode fazer antes de começar a exportar de fato:


Sua empresa conhece as condições de mercado para o produto que deseja exportar?


Sua empresa de ajuda externa para auxiliar nas questões burocráticas?


Sua empresa está ciente das dificuldades?


Sua empresa tem capacidade de produção que atenda às demandas internacionais?


Seu produto está adequado às exigências do mercado?


Conhece as vantagens do seu setor?


Conhece a concorrência do mercado?


E agora? Será que sua empresa está preparada para investir nessa oportunidade?


Nossa equipe pode realizar um diagnóstico de maturidade completo e gratuito para que você tenha a visão de uma Consultoria que já ajudou outras empresas a realizarem o sonho de ver sua marca no mercado internacional.


A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!



4.028 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page