top of page

Potencial exportador do doce de leite

No Brasil, o doce de leite é mais do que um simples doce, é também  um símbolo de tradição e diversidade. Grande parte da produção ainda ocorre em pequena escala ou de forma artesanal, é um patrimônio cultural produzido em diversas regiões do país, tendo assim uma diversidade de sabores.  Segundo  dados  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgados no livro Brasil Dairy Trends 2020, o Sudeste é a região do país com maior produção de doce de leite,  sendo responsável por 62,1%, seguido do  Sul que produz cerca de 33,3%,  Minas Gerais é o maior produtor com 58,1% da produção.

Além de conquistar os brasileiros, o doce de leite do Brasil  ganha força no mercado internacional e tem demonstrado um grande potencial exportador. De acordo com dados do Comex Stat, o aumento do valor exportado de 2019 a 2023 foi de 83,81%,  sendo em 2023 exportados um valor expressivo de US$1.309.642. Os principais destinos em 2023 incluíram os Estados Unidos, Costa Rica, Venezuela, Angola e Uruguai, respectivamente.

  

 De acordo com o professor Rodrigo Stephan, do grupo de pesquisa Inovaleite da UFJF e coordenador do projeto InnovaDoce, há ainda um imenso potencial de crescimento nos países que não produzem doce de leite, como os EUA, Canadá e alguns países da Europa, destacando-se Portugal e Países Baixos, que lideram as importações de doce de leite do continente europeu. O projeto InnovaDoce tem como objetivo principal catalogar a rede de produtores de doce de leite no Brasil. 


Com esse reconhecimento internacional recente, o doce de leite brasileiro tem um vasto território a ser explorado,  com um  auxílio  profissionalizado de consultoria, é possível identificar os melhores países para exportação e traçar o melhor caminho a seguir.  Para te auxiliar nesse processo a Líderi  oferece soluções abrangentes, como estudos de mercado, análises de conjuntura, logística, planejamento burocrático, prospecção internacional, viabilidade de exportação e cadastramento no Radar SisComex. Agende um diagnóstico gratuito com nossos consultores para obter orientação personalizada sobre as oportunidades internacionais ideais para o seu negócio.


Nossa paixão é te levar mais longe!


Fontes do post: Comexstat, UFJF notícias 


38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page