top of page

Por que você deveria internacionalizar sua empresa hoje?

Atualizado: 17 de fev. de 2023


"Seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade, aponta IBGE”

“80% das micro e pequenas empresas desaparecem no 1º ano”

“Só 25% das empresas sobrevivem por mais de 10 anos no Brasil”


Notícias e dados como esses são mais do que comuns à dura realidade de muitos dos empresários e empreendedores brasileiros, que em sua maioria dependem completamente do lucro delas para ter o pão de cada dia. Desse modo, alternativas a esses problemas são mais do que bem vindos a esses profissionais e, muitos deles, para sobreviver às crises políticas, sociais e econômicas do país, optam em investir na inserção do seu produto no cenário mundial por meio do suporte do profissional de Consultoria Internacional.


É inegável que o comércio internacional é um mundo de oportunidades, apesar de desafiador, sua empresa pode sim ser capaz de adentrar esses novos espaços, se preparando adequadamente é mais do que possível pensar a nível global, visto que ao alcançar mercados consumidores internacionais, o seu negócio tem a oportunidade de crescer de maneira sustentável e não se estagnar. Contudo, assim como toda inovação, essa também possui riscos e dificuldades, é possível que essa alternativa de expansão possa não ser a mais rentável para o seu tipo de negócio, ou a mais segura para ter um retorno concreto.


Mas é importante frisar que ao se inserir internacionalmente você tem grandes chances de receber ganhos variáveis (como em euro e dólar), reduzir significativamente os gastos em valores de cargas tributárias — pois o governo brasileiro facilita a exportação com a diminuição, e até mesmo na exclusão, de diversos tributos e exoneração de alguns impostos —, pode acumular experiências de mercado (participação de feiras e eventos internacionais), criar a própria marca global e diluir custos das sazonalidades, pois quando a venda estiver baixa em um país, isso pode ser suprido no volume de vendas em outra região.


Além de que o brasileiro ainda possui a vantagem competitiva do câmbio — com o real desvalorizado — o que o torna ainda mais atrativo para compradores internacionais.


Mas para isso, você empresário que busca novos modelos de negócios, pode e deve contar com ajuda especializada de um Consultor Internacional, com o diagnóstico feito e maturidade exportadora analisada, esse profissional pode direcionar de maneira segura a sua empresa, de forma adaptada às suas demandas específicas, com orientações claras e bem instruídas de como e quando iniciar o processo de internacionalização.


A maioria desses consultores internacionais são formados em Relações Internacionais, o que significa que atuam na defesa e promoção dos interesses da empresa e tem uma bagagem de conhecimento gigantesca em áreas como política, economia, comércio exterior, marketing, administração e idiomas. Tal bagagem permite que o Analista em Relações Internacionais compreenda o que acontece no mundo e extraia as melhores oportunidades dos desafios que surgirem nos múltiplos cenários da concorrência externa.


E caso você, empresário interessado em exportar seu produto, ainda não tenha certeza ou renda suficiente, mas já gostaria de saber como se estabelecer e criar uma base para esses processos, há também as Empresas Juniores de Relações Internacionais, como a Líderi Consultoria Internacional, formadas por universitários da área, que são extremamente capacitados e possuem bastante prática na entrega de soluções e serviços.


Entre estes serviços pode-se encontrar o Estudo de Mercado (panorama amplo sobre o mercado que pretende explorar; destinos mais promissores), Análise de Conjuntura (amostragem de todos os pontos envolvidos no processo), Planejamento Logístico (seleção de tradings, transportes, fretes, seguros), Planejamento Burocrático (obrigações documentais, tarifas, trâmites) e Prospecção Internacional (elencamos compradores ou fornecedores internacionais para o produto interessado e negociamos a transação). Todos esses serviços são fornecidos por um valor abaixo do mercado e de qualidade sênior.


Além disso, todo o trabalho pode ser feito e entregue 100% à distância, o que já diminui inúmeros gastos de deslocamento e facilita caso sua cidade não tenha Empresa Júnior de Relações Internacionais.

Portanto, o processo de atingir mercados internacionais pode não ser simples, porém é muito mais fácil do que a maioria pensa, principalmente se houver o suporte direto de um consultor internacional, seja ele empresário júnior ou não, pois o mesmo facilitará diretamente em todas as etapas e processos na expansão do mercado, impulsionará o número de acertos e minimizará contratempos financeiros.


Assim sendo, muitos resultados positivos podem ser alcançados, sendo o comércio internacional uma excelente estratégia para os empresários que desejam obter maiores vantagens competitivas, fortalecimento da sua marca, aumento da carteira de clientes e fuga da sazonalidade.


À vista disso, existem riscos como em qualquer outro projeto, todavia, é possível que o maior deles seja não buscar a internacionalização.


E você, está esperando o que para iniciar o processo de internacionalização da sua empresa? A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!

Nosso insta: @liderijr https://www.instagram.com/liderijr/ Nosso linkedin: https://www.linkedin.com/in/lidericonsultoria/ Nosso site: lidericonsultoria.com

Nosso whatsapp: +55 83 9901-2922 e +55 83 9669-6525















75 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page