top of page

O Setor Têxtil brasileiro

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Por: Líderi Jr


HISTÓRICO


A indústria têxtil é uma área com mais de 200 anos no Brasil, mas as suas bases remontam aos tempos coloniais, principalmente por influência portuguesa, quando as diferenças entre os tipos de vestimentas indicavam o nível socioeconômico do indivíduo. Os referenciais da moda brasileira, ainda que muito influenciados pelas estéticas europeias, tiveram que se adaptar a um clima tropical fazendo com que a passos lentos todos os tipos de roupas se tornassem acessíveis. Com o advento da Revolução Industrial ocorreu a automatização do setor têxtil, o que representou um avanço frente à concorrência dos tecidos ingleses.


No início do século XX, ganhando força com a culminância da Primeira Guerra Mundial, a indústria têxtil brasileira prosperou na tentativa de suprir um mercado interno desabastecido de tecidos e outras peças úteis para o acabamento do vestuário. A partir disso, mesmo com alguns períodos de crise a indústria têxtil no Brasil corresponde, segundo Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT), a 16,7% dos empregos do país, fazendo com que seja perceptível o seu impacto na economia. Mas de que forma a pandemia impactou neste setor? Continue lendo para saber mais.


IMPACTOS DO CORONAVÍRUS


Segundo pesquisas do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, as empresas relacionadas a esse setor foram afetadas principalmente na produção, onde ocorreram cerca de 50% de fechamentos. Além disso, as importações recuaram 23,75%, exportações em 8,75% e foram mais de 70 mil postos de trabalho perdidos. Percebe-se que as exportações não decaíram tanto, podendo-se assim esperar potencial de expansão desse mercado no cenário internacional.



O QUE FAZER PARA O SETOR ALAVANCAR?


O impacto na economia, demonstrado pela capacidade de gerar empregos e pela ascendência dos níveis de exportação da indústria têxtil no Brasil, exemplificam o potencial brasileiro neste setor, que pode ainda ser expandido, uma vez que o país atua na cadeia produtiva desde a matéria prima até a entrega do produto ao consumidor. Desse modo, é importante que o empresário brasileiro fique atento às novas tendências, buscando sempre potencializar os resultados e otimizar a produção/custos.


Para isso, é essencial o investimento em automação e capacitação de mão de obra e se aproximando-se também de acordos de comércio internacional, com a intenção de ampliar o acesso das indústrias ao exterior.


Além disso, ater-se às mudanças que a era digital proporciona para o setor têxtil: os tecidos com nanotecnologia que protege dos raios UV, a técnica da impressão digital têxtil que permite uma produção mais acelerada ou até mesmo as fibras e tecidos reciclados que associam sustentabilidade com lucratividade em um cenário no qual vem se discutindo tanto sobre meio ambiente.



PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS


Segundo Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o ano de 2020 foi marcado por uma redução das atividades. A indústria têxtil e de confecção sofreu uma redução de 22% em sua produção no primeiro semestre se comparado com ano de 2019, fazendo com que as exportações e as importações também diminuíssem e o desemprego na área aumentasse. Diante disso, o que se espera para os próximos o é um momento de recuperação, mesmo com grandes incertezas, a expectativa é de retomar a produção para que as vendas, as importações e as exportações alavanquem e a partir disso possa ter uma retomada efetiva do setor.


COMO A LÍDERI PODE TE AJUDAR?


Assim, a exportação de produtos têxteis pode vir como uma ótima alternativa para empresários, afinal, o produto brasileiro é referência internacional e a Líderi, como empresa de consultoria internacional, pode auxiliá-los.


A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!



Fontes: FCEM, Mercado de Consumo, Agência Brasil.



186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page