top of page

Oportunidades no mercado internacional de sorvetes: como começar a exportar?

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Não há dúvidas de que, nos últimos anos, o setor de sorvetes e gelados teve seu alcance ampliado tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Segundo dados do Milk Point, o mercado global de sorvetes — avaliado em 2016 no valor de US$ 54,80 bilhões — deve crescer 4,1% até 2025. Ainda, de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvetes (ABIS), no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$13 bilhões por ano. Já no biênio 2021-2022, os principais países importadores de sorvete foram: Estados Unidos, França, Equador, Rússia e Coreia do Sul (ComexStat). A pluralidade de localidades citadas aponta para o potencial mercado externo como terreno fértil para o crescimento dos produtos brasileiros no mercado internacional.


Além disso, destaca-se que o mercado de sorvetes vem passando por uma constante demanda – por parte dos consumidores – por inovação. Segundo relatório da Mordor Intelligence, ao abordar previsões para o mercado de sorvetes nos próximos anos, “a mudança na preferência do consumidor para a dieta vegana e a crescente população de intolerância à lactose resultaram em uma demanda melhorada pela categoria de sorvetes não lácteos”. Nesse sentido, a criação de sabores naturais são um destaque para as novas demandas do mercado, bem como o investimento em linhas premium e veganas.




Caso de Exportação brasileira de sorvetes - Gela Boca


Créditos: Gela Boca


A marca paraense de sorvetes Gela Boca já iniciou seu processo de exportação para a Europa, tendo como mercado-alvo principal Portugal. Além das terras portuguesas, o sorvete também foi exportado em menor quantidade para uma feira na Alemanha. Além disso, a empresa já possui lojas atuando no Paraguai e visa adentrar e expandir seus negócios no mercado estadunidense. Como estratégia de vendas, a linha de sorvetes exportada foi desenvolvida especialmente com frutas brasileiras, sendo um grande sucesso entre os brasileiros que moram no exterior. Ainda esse ano (2022) a Gela Boca foi eleita a melhor rede de franquias de sorvete do Brasil, o que demonstra que investir na internacionalização de seu negócio sem dúvidas elevou a reputação da marca e auxiliou em seu processo de expansão também em rede nacional!


Mas e agora, como faço para internacionalizar minha empresa de forma mais segura e rentável?

Não se desespere! Nós trouxemos algumas dicas para iniciar os passos da sua empresa rumo ao comércio internacional!



10 dicas para inserir seu negócio no mercado internacional de sorvetes

  1. Avalie a capacidade produtiva do seu negócio;

  2. Faça uma análise das oportunidades e possíveis riscos de inserir seu negócio no mercado internacional;

  3. Pesquise casos de sucesso de empresas produtoras de sorvetes que já exportam;

  4. Inove! O mercado de sorvetes está crescendo de uma forma cada vez mais diversificada. Sorvetes veganos, naturais, artesanais, etc são ótimas opções para internacionalização;

  5. Estude seu público-alvo, entenda aquilo que gera mais demanda para seu negócio;

  6. Realize um planejamento financeiro para realizar sua exportação de forma segura e legal;

  7. Desenvolva a marca da sua empresa! Para que seu negócio se diferencie no mercado exterior, é necessário uma marca que transmita os benefícios e o sabor que apenas os seus produtos podem passar;

  8. Atualize as redes sociais dos seus produtos e da sua empresa, principalmente site, Instagram e LinkedIn;

  9. Reúna sua equipe e faça uma diagnóstico situacional da empresa, para entender se é o momento certo para exportação ou se o planejamento deve ser à longo prazo;

  10. Contrate uma consultoria profissional especializada em exportação. Nós da Líderi- Consultoria Internacional estamos te aguardando!


Se você é empresário e dono de uma franquia de sorvetes e derivados, mas não sabe como exportar, entre em contato conosco! A Líderi já atende clientes desse setor no mercado, auxiliando micro e pequenas empresas a levarem seus produtos para o mundo.


A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!




Por: Anna Luísa Soares e Marina de Paula.



REFERÊNCIAS:






352 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page