top of page

O Potencial Exportador do artesanato paraibano

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Por: Líderi Jr.


O artesanato é um tipo de produção que sempre esteve presente na sociedade e possui o grande diferencial de fazer o caminho inverso dos grandes produtores, focando em uma confecção em pequena escala, proveniente de um trabalho manual e que muitas vezes carrega características culturais do local onde se é produzido, constantemente despertando o interesse do mercado internacional.


Esse tipo de atividade garante, atualmente, a renda de cerca de 25 mil paraibanos e vem contribuindo cada vez mais para o empoderamento e a independência financeira de diversas mulheres, tendo em vista que elas desempenham a maior parte da produção artesanal na região. Podemos identificar como o artesanato vem gerando essas transformações ao observar a produção da Renda Renascença no Cariri, que garante faturamento para cerca de 20% da população feminina local.


Para além disso, a atividade artesanal possui uma grande responsabilidade ecológica pois representa uma produção em pequena escala, que não sobrecarrega os recursos naturais e utiliza, costumeiramente, matéria-prima proveniente da reciclagem, resultando em uma contribuição para o meio ambiente e em uma fonte de apoio financeiro para muitos catadores.


Os artesãos paraibanos contam com o auxílio do Programa do Artesanato Paraibano (@artesanatopap no Instagram), que busca não só promover esse tipo de atividade, mas também dar suporte e capacitação para todos os cadastrados. Outrossim, os artesãos e artesãs também contam com o Salão de Artesanato da Paraibano, um evento anual que conta com mais de 389 artesãos, tendo por objetivo divulgar e promover o serviço, desempenhando papel de ponte entre produtores paraibanos e compradores do mundo todo.


Dessa forma, vemos que a exportação do artesanato brasileiro é uma atividade bastante apoiada pelo governo, visto que, além de proporcionar a movimentação de micro negócios com a expansão de capital, auxilia na divulgação da cultura local, diversifica o mercado, incentiva a entrada de dólares na economia, entre outros fatores. Para os artesãos que desejam expandir os negócios para o meio internacional, contudo, é muito importante salientar algumas etapas fundamentais para o sucesso em suas vendas.

O primeiro passo é conhecer bem o consumidor final do produto, sendo essencial uma boa divulgação do negócio em questão para que o maior público possível seja atingido. Assim, a certeza de clientes interessados em seu produto no mercado externo torna todo o processo mais confortável e seguro. Estabelecido o mercado alvo, o próximo passo deve ser a elaboração de uma pesquisa de mercado com as informações por estatísticas, como as preferências do importador, tratamento tarifário e acordos vigentes para transações locais com o governo receptor. Além disso, com a existência de um protocolo administrativo de exportação e importação específico em cada país, é indispensável a procura por possíveis barreiras alfandegárias ou restrições pelo importador.


Muitos artesãos já estão procurando se capacitar e conhecer mais sobre como adentrar no mercado internacional, pois identificam uma demanda crescente vinda de países estrangeiros, como a Itália e a França. Esses países vêm procurando os produtos artesanais paraibanos de forma sólida e crescente nos últimos anos, com foco em rendas, artigos de couro e peças produzidas à partir do algodão colorido orgânico.


Está interessado em exportar seu produto? A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!



Fonte: Matéria inspirada nos atuais trabalhos do Probex COMEX UFPB em parceria com os artesãos paraibanos e +.



83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page