top of page

O Potencial Exportador dos Cosméticos Veganos

Atualizado: 12 de abr.

Uma tendência em direção a uma vida mais saudável e sustentável está moldando as escolhas dos consumidores, levando a uma crescente preferência por cosméticos veganos. Esses produtos são vistos como uma escolha  mais ética, ecológica e segura, impulsionando uma mudança nos hábitos de consumo. Estão inclusos na categoria de cosméticos veganos: produtos de beleza e higiene pessoal que não possuem ingredientes de origem animal e que não passaram por testes em seres vivos.


As gerações mais novas, principalmente a Geração Z, estão cada vez mais conscientizadas sobre os benefícios associados ao uso de cosméticos veganos. Há uma série de motivações por trás disso, tais como: o aumento da população adepta ao veganismo, aumento das tendências de saúde e bem-estar e de consumo ético, influências das mídias sociais, propagando o consumo desses produtos, e regulamentações e certificações governamentais  que incentivam a produção. Dessa forma, a previsão é um crescimento desse mercado durante os próximos anos, o que  vem incentivando empresas a investirem  em produtos que satisfaçam esses consumidores.  Segundo o Vegan Avenue, o valor do mercado global de cosméticos veganos em 2022 foi de aproximadamente US$17 bilhões em 2022, e a estimativa é que chegue a 26,2 bilhões em 2030





O mercado global de cosméticos veganos  abarca uma série de produtos de cuidados com a pele, cabelos, maquiagem e outros. De acordo com dados do The Vegan Avenue,  produtos veganos de  cuidados com a pele apresentam uma taxa de crescimento mais alta do que  produtos veganos de maquiagem, representando 36% do mercado de cosméticos, enquanto produtos de  maquiagem representam 14% do total. Isso se dá pela crescente conscientização do consumidor acerca dos  benefícios associados ao uso do produto vegano na pele, que por geralmente serem feitos com ingredientes vegetais, possuem menos chances de trazer problemas para a pele, atraindo cada vez mais o público. O principal mercado consumidor é a Europa,  segundo dados da Grand View Research, que representou cerca de 36,81% de quota de mercado em 2021, em especial a Alemanha, França e Reino Unido. Estados Unidos é também um outro grande mercado, assim como Japão, China, Índia e Austrália. 


Por fim, essa crescente procura por produtos veganos está abrindo espaço para novas empresas no ramo da beleza, gerando um mercado mais diversificado e competitivo. É um setor promissor com uma gama de oportunidades para empresas brasileiras que desejam expandir seus negócios. Entretanto,  é necessário  que as empresas brasileiras entendam  seu mercado-alvo antes de iniciar o processo de exportação, cada país tem suas tendências e demandas


Somos uma empresa de consultoria especializada em ajudar empresas a expandirem seus negócios internacionalmente. Reconhecemos os desafios únicos enfrentados por empresas desse setor, especialmente quando se trata de exportação e entrada em novos mercados internacionais. Um dos nossos serviços é o Estudo de Mercado, em fornecemos informações detalhadas sobre hábitos de consumo, preferências do consumidor e concorrência em diferentes regiões, ajudando a identificar os mercados mais promissores e desenvolver estratégias de entrada eficazes. 


 Agende uma consulta gratuita com um dos nossos consultores. 







Redação: Kelly Silva

Arte: Ruan Soares

Fonte:  Braver, CNN, Cosmetic Inovation, Freepik; The Vegan Avenue, The Grand View Research.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page