O sorvete é uma das sobremesas mais amadas e consumidas mundialmente. Com textura suave e sabor refrescante, é um alimento ideal para um dia de verão. Feito a partir de ingredientes simples como leite, açúcar e frutas, é uma sobremesa versátil que agrada a pessoas de todas as idades. O Brasil é um dos maiores produtores de sorvete no mundo, com um consumo per capita expressivo. Em 2022 o consumo foi de 4,99 litros per capita, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), além disso são mais de 11 mil empresas atuantes e um faturamento significativo, com 92% das empresas classificadas como micro e pequenas.
O mercado interno brasileiro é um motor de crescimento para o setor, mas também há oportunidades significativas de exportação. Principalmente como forma de superar as sazonalidades das vendas, já que fora da época do verão o consumo interno no país cai, a demanda externa pelo produto pode ser aproveitada. Neste post, exploraremos o panorama atual do setor de sorvetes no mercado global, além de discutir os desafios e as oportunidades futuras.
O sorvete tem uma forte penetração em diversos países. Durante o ano de 2023, segundo dados do Comex Stat, foram exportados cerca de $21.776.718 valor FOB, e os principais mercados dos sorvetes e gelados brasileiros foram os Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Austrália e Emirados Árabes Unidos, respectivamente. O setor de sorvetes é um setor diversificado que atende a uma ampla gama de preferências. Segundo relatório da Mordor Intelligence, os mercados desenvolvidos como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e a Austrália estão vivenciando preocupações crescentes com a saúde, dessa forma, os consumidores desses países preferem opções de sorvetes mais saudáveis, livres de OGM ( que não são geneticamente modificados), sem aditivos e com baixo teor de gordura.
Apesar de ter demanda e ter um crescimento contínuo, o setor de sorvetes enfrenta vários desafios, como a sazonalidade das vendas e as mudanças climáticas que afetam o consumo. No entanto, esses desafios também representam oportunidades para inovação e diferenciação, as empresas estão investindo em novas tecnologias de produção e desenvolvendo produtos que atendem às necessidades específicas dos consumidores, como sorvetes sem lactose, veganos, opções mais saudáveis com baixo teor de açúcar buscando alcançar mercados como dito anteriormente que estão com conscientização maior sobre a saúde.
Em vista disso, é importante considerar as preferências de clientes atendidos em mercados internacionais, para assim adaptar estratégias de exportação e atender as demandas específicas daquele mercado-alvo. Por exemplo, a diferenciação entre as duas formas de distribuição do produto:
On-trade: Refere-se à venda de sorvetes em locais onde são consumidos imediatamente. Isso inclui sorveterias, cafeterias, restaurantes, food trucks e outros estabelecimentos de alimentação que oferecem sorvetes como parte do cardápio para consumo no local. Essa forma requer uma abordagem que destaque a qualidade, a variedade de sabores dos sorvetes.
Off-trade: Por outro lado, o off-trade envolve a venda de sorvetes em locais onde o consumidor final adquire o produto para consumo posterior, isso inclui supermercados, mercearias, lojas de conveniência e outros pontos de venda de varejo, exige portanto, embalagens atrativas, informações claras sobre os produtos e uma estratégia de marketing assertiva.
Para além disso, há algumas outras questões que se deve levar em consideração ao desejar exportar este produto para o exterior, como a logística, a regulamentação internacional, as barreiras tarifárias e a concorrência global que exigem que as empresas brasileiras estejam bem preparadas para adentrar no mercado internacional. Como uma empresa de consultoria internacional especializada em ajudar empresas a expandirem seus negócios internacionalmente, reconhecemos os desafios únicos enfrentados por empresas desse setor, especialmente quando se trata de exportação e entrada em novos mercados internacionais. Um dos nossos serviços é o Estudo de Mercado, fornecemos informações detalhadas sobre hábitos de consumo, preferências do consumidor e concorrência em diferentes regiões, ajudando a identificar os mercados mais promissores e desenvolver estratégias de entrada eficazes.
Redação: Kelly Silva
Fontes: ABIS, ComexStat, Food Connection, Mordor Intelligence
Comments