top of page

O Mercado Exportador de Azeite

O azeite é extraído das azeitonas, o fruto da oliveira, e é um símbolo de tradição e qualidade de vida, mundialmente. Produzido há séculos, além da sua versatilidade na cozinha, o azeite de oliva é reconhecido pelos seus imensos benefícios para a saúde. Rico em ácidos graxos mono insaturados, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, seu consumo ajuda a reduzir os riscos de diversas doenças cardíacas, por exemplo. 


No Brasil, a produção de azeites de oliva tem ganhado destaque com produtores locais investindo em técnicas de cultivo e produção para alcançar os mais altos padrões de qualidade internacional. O clima favorável e as condições geográficas adequadas fazem com que país seja um produtor de azeites de oliva de alta qualidade, recebendo reconhecimento tanto em âmbito nacional quanto internacional.  Uma pesquisa realizada  pela Embrapa e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) destacou  a excelência do azeite brasileiro. A pesquisa vem analisando há sete anos a composição do produto e notou a consistência da qualidade. No ano passado, esse reconhecimento foi reforçado com a conquista do 6º lugar no prestigiado EVOO World Ranking, que reconhece os azeites extravirgens mais premiados globalmente.


Esse sucesso reflete diretamente nas exportações do país. De acordo com dados do Comexstat, há uma tendência de crescimento das exportações de azeite. Em 2023  as exportações do produto atingiram 787.839 valor FOB, representando um aumento de 27.25% em relação ao ano anterior. O destaque nas exportações recai especialmente sobre o azeite de oliva extravirgem que é responsável por 60% das exportaçõesE os principais países que compram o azeite produzido no Brasil são  Portugal, Itália, Espanha e Argentina, respectivamente.






Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) promoveu uma reunião estratégica com adidos agrícolas e comerciais de 16 países e da Comunidade Europeia, com  intuito de fortalecer as relações comerciais no setor de bebidas e azeites. Essa iniciativa visa facilitar o diálogo entre o Brasil e os países representados, criando um ambiente propício para o entendimento mútuo nas relações de importação e exportação. Durante a reunião, foram apresentados os procedimentos e regras de importação dos produtos, promovendo transparência e facilitando o entendimento para os representantes internacionais presentes. Além disso, foram discutidas as práticas e diretrizes adotadas pelo Brasil em relação à certificação para exportação de bebidas, com destaque para o processo conduzido através do portal de serviços Gov.br


Essa iniciativa é fruto de uma visão promissora sobre o setor de azeites,impulsionada pelo reconhecimento internacional da excelência e qualidade dos azeites brasileiros. No entanto, exportar para os mercados externos requer um profundo conhecimento das normas de comercialização e dos requisitos regulamentares de cada país. As empresas precisam estar em conformidade com uma variedade de normas legais de certificação, comercialização, embalagem e rotulagem, que variam de mercado para mercado. Além disso, os custos alfandegários também variam conforme a regulamentação de cada país. Por exemplo, a comunidade da União Europeia  tem uma regulamentação específica para países da zona do euro, que são os principais destinos das nossas exportações nesse setor, portanto é importante estar por dentro das exigências necessárias para exportar para esses países. 

Somos uma empresa de consultoria internacional, um dos nossos objetivos é oferecer soluções para ajudar nossos clientes a superarem os  obstáculos da exportação, além de auxiliá-los a adentrar no  mercado internacional. Um dos nossos serviços  é o Planejamento Burocrático, te auxiliamos  no manejo da documentação necessária, do funcionamento de plataformas governamentais de comércio exterior, bem como das adequações internacionais e normativas do seu produto/serviço. Para garantir que todas as etapas do processo de exportação sejam realizadas de acordo com as regulamentações e normativas internacionais e identificar os documentos necessários e as exigências específicas de cada mercado-alvo, agende uma consulta gratuita com um dos nossos consultores e desfrute da tranquilidade e a segurança necessárias para expandir seus negócios.


Fontes: Comexstat, Gov.br, Embrapa.br, Globorural




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page