top of page

O mercado Açaizeiro

Atualizado: 10 de mar. de 2023

Por: Emily Vitória



Extremamente conhecido e bastante querido pelos habitantes da região norte do Brasil, o açaí é fruto de um dos vários tipos de palmeiras encontradas por lá, se tornando um símbolo da região. O fruto de cor arroxeada é bastante usado na confecção de alimentos, bebidas e sorvetes e vem fazendo grande sucesso no exterior.


Por ser um dos principais produtos consumidos e produzidos pelo Norte, o açaí tem um enorme peso socioeconômico na região. Apesar de ainda ser muito concentrado na região Norte do Brasil, o açaí vem se espalhando cada vez mais pelas outras quatro regiões do país e continua se popularizando desde a década de 90 até os dias atuais, principalmente na forma de sorvete e xarope.


A combinação do fruto com outros produtos característicos da região Norte, como xarope de guaraná, fez com que sua demanda expandisse grandemente em nível nacional e internacional, gerando uma receita de cerca de R$ 40 milhões e um crescimento contínuo de 15%, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O fruto é extremamente versátil e pode ser encontrado na forma de sorvetes, sucos, iogurtes, energéticos, shakes e entre outros, impulsionando ainda mais o consumo e comercialização no território nacional, sendo seguido pelo aumento no interesse e pela demanda internacional.


As propriedades energéticas do açaí são extremamente benéficas para saúde, fazendo com que o fruto ganhasse grande atenção Brasil afora. Diversas pesquisas sobre seu potencial e benefícios estão em andamento não só pela indústria alimentícia, mas também pelas indústrias estéticas e farmacêuticas. É cada vez mais comum ver o fruto na composição de produtos desses setores.


O Pará é o estado da região norte que mais exporta açaí no país e representa mais de 94% da internacionalização do fruto para o mundo. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a exportação do produto pelo estado teve um crescimento deveras expressivo, passando de 41 toneladas em 2011 para 5.937 toneladas em 2020, totalizando um crescimento de mais 15.000% por cento. É um número recorde! Ainda de acordo com dados do FIEPA, entre os anos de 2019 e 2020 o crescimento do produto foi de cerca de 51%. Em 2018, as exportações de açaí finalmente ultrapassaram a marca de 2 mil toneladas.


Os principais destinos das exportações de açaí são o norte do continente americano, a Europa e a Ásia.



FONTE: COMEX STAT


Segundo dados do site Tridge, entre 2014 e 2021, países como Canadá, Tailândia, Polônia, Peru, Malásia, Chile, Estados Unidos, Países Baixos, Sérvia e México foram os principais destinos das exportações de açaí brasileiro congelado.


FONTE: TRIDGE


Ademais, a plantação da palmeira que gera o açaí vem sendo muito beneficial para as florestas ribeirinhas, uma vez que é mais lucrativo para os empresários e pequenos produtores da região deixar a árvore em pé, colher e vender seu fruto do que derrubá-la para vender sua madeira.


O açaí é um produto nacional extremamente promissor. Seu mercado vem mostrando uma boa desenvoltura e ótimos resultados nos últimos anos, fazendo com que se espere ainda mais resultados positivos para a economia brasileira.



Tem interesse em exportar Açaí?


O apoio de uma consultoria pode ser o diferencial para conseguir o sucesso nesse processo! A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística e planejamento burocrático. Agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!


FONTES:


Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Food Inovation, Tridge.


A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística , planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page