top of page

EXPORTAÇÕES DE GESSO TEM AUMENTO DE 27.2% EM 2022

Por: Emily Silva


O sulfato de cálcio hemihidratado, mais conhecido gesso, é um produto obtido através do aquecimento do mineral gipsita largamente utilizado no setor da construção civil pelo mundo todo.


Sua coloração mais comum é a branca, mas impurezas da natureza podem lhe conferir outros tons, como o acinzentado, rosado, amarelado e marrom. Além do setor da construção civil, o gesso também é muito utilizado no setor agropecuário como ferramenta para desacidificar solos.





O Brasil além de ser um dos maiores produtores de gesso do mundo também possui a maior reserva de gesso do planeta (1,5 Bilhões de toneladas) . A produção de gesso nacional acontece, principalmente, nos estados da região Nordeste do país, com destaque para o estado de Pernambuco – responsável por mais de 90% da produção doméstica de gesso.


O polo gesseiro de Araripe, que compreende os municípios de Trindade, Araripina, Bodocó, Ipubi e Ouricuri, possui as maiores reservas de gipsitas no território brasileiro e o gesso produzido lá possui a melhor qualidade do mundo. A região conta com a existência de 40 minas de gipsitas.


No sertão do Araripe, a extração e processamento da gipsita são atividades econômicas de grande relevância, movimentando milhões de reais.


Os principais destinos das exportações brasileiras de gesso em 2022 foram Chile, Paraguai, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos, de acordo com o ComexStat.


Ainda segundo dados do Comexstat, em 2022 as exportações de gesso moído e outras formas de gesso geraram um montante de US $2,374,945 milhões, registrando um aumento de 27.2% se comparado ao montante das exportações de 2021.


É uma empresa com foco na produção de gesso e tem interesse em se inserir no mercado internacional? A Líder Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, análise logística, planejamento burocrático, prospecção internacional, cadastramento no radar siscomex e viabilidade de exportação. Agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!




Fontes: Gov.br, ComexStat, WebArtigos


204 visualizações0 comentário

Kommentit


bottom of page