top of page

Exportação de sucos industrializados

Atualizado: 15 de fev de 2023

Por: Emily Silva


O suco de frutas é algo extremamente comum na vida cotidiana de milhares de pessoas pelo mundo todo há séculos. Seja através de polpa congelada, pó que artificializa o sabor ou da própria fruta, fazer ou se obter um suco de frutas atualmente é muito simples, fácil, rápido e prático.


Os sucos industrializados são produtos de fácil acesso em supermercados e mercearias do mundo todo. O Brasil é um dos maiores produtores de sucos industrializados do planeta. O mercado interno de sucos industrializados está se tornando cada vez mais forte e diversificado, se adequando, inclusive, à alta demanda atual por sucos mais naturais (com menos corantes e conservantes), deixando para trás a imagem de ser altamente maléfico para a saúde de seus consumidores.


A exportação de sucos industrializados pelo estado da Paraíba vem mostrando grande potencial. De acordo com dados do Panorama de Comércio Exterior da Paraíba de 2021, produzido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), as empresas paraibanas produtoras de sucos industrializados estão marcando cada vez mais presença no cenário internacional. Segundo dados do documento, em 2021 o setor de suco de abacaxi exportou cerca de U$ 11,4 milhões de dólares, representando um aumento expressivo de 62,5% frente ao ano de 2020. Ainda segundo dados do FIEP, os principais destinos das exportações paraibanas são os Estados Unidos e países europeus.


Ademais, as expectativas para as exportações do setor de sucos industrializados brasileiros em 2023 são altas. Segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, a Citrusbr, o primeiro trimestre da safra 2022/2023 registrou um aumento de 3,24% frente ao primeiro trimestre da safra 2021/2022 com relação às exportações de suco de laranja. Houve, também, um aumento expressivo no faturamento do primeiro trimestre da safra 2022/2023 de cerca de 23,11% frente aos U$ 422,4 milhões de dólares registrados pelo primeiro trimestre da safra 2021/2022.


Você que é produtor de sucos industrializados e deseja diminuir a dependência do mercado interno?


A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística , planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!



FONTES: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBr).








41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page