top of page

Entenda a importância do Açaí no mercado global

O açaí, é fruto da palmeira Euterpe Oleracea, é derivado da região Amazônica, conhecido  por ser rico em nutrientes, antioxidante e ser uma ótima fonte de calorias. Além disso, devido a importância cultural, vem sendo consumido há séculos pelas populações indígenas, que reconheciam suas propriedades energéticas e medicinais. Do açaizeiro se aproveita tudo, do fruto ao caule, tronco e cachos, além do consumo gastronômico da polpa industrializada e congelada,  também é utilizado também na fabricação de cosméticos e indústria farmacêutica. 


O açaí é um produto altamente valorizado no mercado internacional e a qualidade desse produto braileiro vem sendo cada vez mais reconhecida. Devido às condições climáticas ideais para o seu cultivo, o Brasil possui uma cadeia produtiva consolidada, que garante a qualidade e a segurança dos produtos exportados. A safra geralmente inicia em agosto e vai até dezembro, alcançando a melhor temporada entre setembro e outubro.


De acordo com a CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) o Brasil é o maior produtor de açaí e o maior exportador da polpa. Com produção anual de 1,1 milhão de toneladas, apresentou uma perspectiva de crescimento tanto internamente quanto internacionalmente. Isso ocorre justamente por ser um alimento funcional e proporcionar tantos benefícios. 


Segundo um relatório da Mordor Intelligence, mercados desenvolvidos como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha e a Austrália estão vivenciando preocupações crescentes com a saúde. Dessa forma, os consumidores desses países preferem opções de sorvetes mais saudáveis,  livres de OGM (alimentos geneticamente modificados), sem aditivos e com baixo teor de gordura. Nos Estados Unidos, a maior parte dos que consomem o açaí é o público fitness que  tem preferência pelos shakes energéticos, o que demonstra um maior interesse em importações da polpa do açaí.


A maior prova de que o açaí ganhou os holofotes internacionalmente são os dados das exportações. Segundo o Comex Stat, houve um boom de crescimento: o valor total exportado em 2022 foi de 191.145 Valor FOB (US$ Mil) e em 2023 foi de 314.44 Valor FOB (US$ Mil). Ou seja, houve um aumento de aproximadamente 64.4% nas exportações de 2022 para 2023. E os principais mercados destinos do açaí são  Estados Unidos, Guiana Francesa, Espanha e Portugal, respectivamente.


Logística de exportação

O açaí é exportado de forma modificada — na forma de sorvete, que é a forma mundialmente consumida — devido a isso existem critérios de logística necessários para garantir que o produto chegue com qualidade ao local de destino. Então, deve ser transportado, prioritariamente, em contêineres refrigerados com temperaturas de -18. Além disso, para exportar o açaí, as empresas brasileiras precisam estar atentas às certificações internacionais para alimentos e bebidas necessárias durante o trâmite da exportação. Por exemplo, para exportar para o nosso principal comprador, que é os Estados Unidos, é obrigatório que as empresas tenham o  certificado do norte americano FDA – Food and Drug Administration,um certificado de controle federal que atua de forma similar à  Anvisa no Brasil. 


Somos uma empresa de consultoria internacional e um dos nossos objetivos é oferecer soluções para ajudar os nossos clientes a superarem os obstáculos da exportação, além de auxiliá-los a adentrar no mercado internacional. Um dos nossos serviços é o Planejamento Burocrático, que elenca as obrigações burocráticas que você deve seguir, auxilia no manejo da documentação necessária, do funcionamento de plataformas governamentais de comércio exterior, bem como das adequações internacionais e normativas do seu produto/serviço. Para garantir que todas as etapas do processo de exportação sejam realizadas de acordo com as regulamentações e normativas internacionais e identificar os documentos necessários e as exigências específicas de cada mercado alvo, agende uma consulta gratuita com um dos nossos consultores e desfrute da tranquilidade e a segurança necessárias para expandir seus negócios.







Redação: Kelly  Silva

Arte: Ruan Soares

Fontes: Comexstat, CONAFER,  Estadão, G1.


29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page