Por Anna Luisa Soares
Dia 26 de setembro é comemorado o dia do internacionalista – o profissional de Relações Internacionais – no Brasil. Em comemoração a essa data especial, elaboramos esse post para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa profissão e como nós, internacionalistas, podemos te ajudar no processo de internacionalização da sua empresa!
O curso de Relações Internacionais (RI) é relativamente recente no Brasil, as primeiras universidades a incluírem o curso em sua instituição o fizeram ainda no século 20. De acordo com Cristina Pecequilo, professora de RI, a expansão dos cursos de graduação e especialização na área de Relações Internacionais data do fim dos anos 1980 ao início dos anos 1990, quando se iniciou uma forte demanda por profissionais qualificados que pudessem entender o “internacional” e seus dilemas (PECEQUILO, 2017; p.25). Quanto à institucionalização do curso, a primeira universidade a ter o curso de graduação em Relações Internacionais foi a Universidade de Brasília (UnB) (1974), seguida pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em 1995 (VIGEVANI et al, 2014). Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituição de Ensino Superior a qual a Líderi - Consultoria Internacional é vinculada, o curso de Relações Internacionais passou a ser ofertado em 2011. Um ano depois, em 2012, nascia a Líderi, Empresa Júnior do curso de RI da UFPB.
Apesar de ser uma graduação nova e em desenvolvimento em todo Brasil, não há dúvidas que o aumento do número de cursos de Relações Internacionais no território nacional representa uma necessidade do mercado de trabalho de ter profissionais especializados e qualificados para compreender as dinâmicas de um mundo globalizado e interdependente. Nesse sentido, sendo um curso multidisciplinar, o profissional de RI é qualificado para tratar de questões relacionadas à Ciência Política, Economia, Direito Internacional, História Econômica, Línguas Estrangeiras, Geopolítica, Políticas Públicas, e muito mais. Assim sendo, o internacionalista está apto a ocupar cargos nas mais diversas áreas de atuação, uma vez que desde o princípio nossa formação acadêmica é voltada não apenas para a compreensão do sistema internacional, mas também para o entendimento do funcionamento da economia brasileira e mundial, o domínio de línguas estrangeiras, a compreensão da política e suas repercussões no campo internacional, entre outros.
Nesse viés, no que tange o Comércio Exterior, é fundamental a presença de um internacionalista na equipe para que a internacionalização do seu negócio seja um sucesso, uma vez que além de conceitos fundamentais da microeconomia e macroeconomia, o profissional de RI desenvolve ao longo de sua formação uma capacidade analítica do mercado internacional essencial para análises de conjuntura e de risco, metodologias muito pertinentes ao processo de exportação.
A Líderi é integrada por um grupo de internacionalistas constantemente buscando seu aperfeiçoamento. De que maneira podemos impulsionar as vendas do seu negócio por meio da internacionalização?
A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores. Desde 2012, nosso desejo é te levar mais longe!
Feliz Dia do Internacionalista!
ACOMPANHE A LÍDERI NAS REDES SOCIAIS
Instagram: @liderijr
LinkedIn: Líderi Consultoria
REFERÊNCIAS
PECEQUILO, Cristina Soreanu. Introdução às relações internacionais: temas, atores e visões. Editora Vozes Limitada, 2017.
VIGEVANI, Tullo; THOMÁZ, Laís Forti; LEITE, Lucas Batista. As Relações Internacionais no Brasil: notas sobre o início de sua institucionalização. Inter-Relações, p. 5-11, 2014.
Comments