top of page
Foto do escritorLíderi Jr.

Desvendando o Comércio Exterior: Os Termos que Você Precisa Conhecer

Atualizado: 12 de nov.


navio cargueiro chegando no porto com vários contêineres

Com a constante expansão dos mercados nacionais, o comércio exterior é uma prática que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário global. Nessa conjuntura, a importância atribuída a tal atividade parte de diversos fatores. Dentre tais aspectos, destaca-se a possibilidade do comércio transnacional de auxiliar o crescimento do mercado de um país para além das suas fronteiras, facilitando o acesso a novos produtos, serviços e tecnologias, além de viabilizar uma maior demanda dos bens nacionais.


Diante desse contexto, dados estatísticos da Organização Mundial de Comércio (OMC) indicam que os Estados Unidos e a China, juntos, importaram e exportaram mais de 5 trilhões de dólares em mercadorias no ano de 2023. Somado a isso, o Brasil também apresentou uma contribuição significativa  no comércio internacional, exportando 340 bilhões de dólares e importando 253 bilhões de dólares no mesmo ano. Desse modo, tais dados apresentam quantitativamente parte do fluxo de mercadorias gerados pelo comércio internacional.


Assim, tendo em vista a importância do comércio exterior para o mercado global, elencamos os principais termos que permeiam as negociações internacionais, a fim de promover um melhor entendimento sobre tais práticas. Confira:


Ad Valorem

Consiste em uma forma de aplicação de seguros e tarifas sobre o valor descrito na nota fiscal de forma proporcional. Tarifas Ad Valorem são geralmente aplicadas em mercadorias com alto valor e grandes quantidades, como commodities.


Certificado de origem

É o documento necessário para comprovar a origem de determinada mercadoria, sendo a sua emissão realizada por órgãos oficiais, como consulados e Câmaras de Comércio.


DUIMP

Também conhecida como Declaração Única de Importação, é a certificação eletrônica que centraliza todas as informações e dados de uma importação de produtos


International Commercial Terms (INCOTERMS)

Representam cláusulas efetivadas pela Câmara de Comércio Internacional. Os termos padronizam as responsabilidades do importador e do exportador durante a comercialização em 11 siglas amplamente conhecidas no comércio internacional. Tem como função facilitar os acordos entre os negociantes. São exemplos de INCOTERMS:


CFR: Cost and Freight, ou Custo e Frete;

CIF: Cost, Insurance and Freight, ou Custo, Segurança da Carga e Frete;

FOB: Free on Board, ou Livre a bordo.


Modal

Representa o meio de transporte da mercadoria no comércio internacional, podendo ser marítimo, aeroviário, rodoviário, ferroviário, dutoviário e hidroviário.


Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

É um sistema ordenado baseado no Sistema Harmonizado, que tem como função padronizar e regulamentar mercadorias dentro do Mercosul. Além disso, a NCM serve  também como base para a defesa comercial, sendo utilizada como fonte de dados estatísticos, fiscalização sanitária específica, tributação, dentre outras utilidades.

Packing List

Consiste no documento internacional que possui as especificações e detalhes técnicos das mercadorias, como o peso, volume, entre outros


Radar

O Radar é a ferramenta de rastreamento utilizada pela Receita Federal para controlar e fiscalizar os movimentos do comércio exterior. Se deseja importar ou exportar, o radar é obrigatório para realizar tais ações.


Sistema Harmonizado (SH)

É uma classificação internacional de mercadorias proposta pela Organização Mundial de Alfândega (OMA). A nomenclatura SH serve para padronizar produtos e mercadorias, facilitando a comercialização e fiscalização entre entidades aduaneiras ao redor do mundo


Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX)

É a plataforma do governo federal brasileiro que exerce o controle operacional das transações de mercadorias.


Taxa de câmbio

Representa a cotação entre duas moedas no comércio exterior. Na maioria dos casos, o dólar americano é utilizado como referência de conversão.


TEC (Tarifas Externa Comum)

É a tarifa comum utilizada dentro do Mercosul. Países como Argentina e Uruguai também utilizam a TEC


Valor FOB

O valor FOB é o preço da mercadoria associado aos custos de transporte até o local de despacho de origem. Ou seja, o custo do deslocamento da mercadoria, da sua origem até a sua saída do país exportador. É importante lembrar que custos ou gastos como o frete internacional não são contabilizados pelo valor FOB, pois estes são de responsabilidade do importador.


Cabe salientar, ainda, que existem inúmeros outros termos, gerais e específicos, dentro do comércio exterior. Buscamos elencar os principais e mais comumente utilizados para facilitar o entendimento das transações internacionais de mercadorias e ajudar os empreendedores a inserir seu negócio no comércio exterior.


Tem interesse em exportar os seus produtos?


Somos uma empresa que tem o objetivo de auxiliar nossos clientes no processo de inserção no mercado internacional, por meio da consultoria e do oferecimento de soluções estratégicas para superar obstáculos que possam surgir durante tal processo. Agora que você já conhece os principais termos inerentes aos processos de comercialização internacional, que tal agendar um diagnóstico totalmente gratuito com a Líderi?





Fontes: World Trade Organization; Receita Federal; Fazcomex; Remessa Online.

Redação: Nicolas Rocha, Consultor de Projetos

Revisão: Eduarda Teixeira, Consultora de Marketing



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page