Como Preparar sua Empresa para a Internacionalização: Passos essenciais que as empresas devem seguir antes de entrar em mercados estrangeiros
- Líderi Jr.
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Internacionalização e crescimento são duas palavras que corriqueiramente andam lado a lado. De fato, a exportação oferece às empresas excelentes oportunidades lucrativas e de expansão, e para que esse processo obtenha sucesso, é necessário seguir alguns passos e tomar certas medidas. Vamos explorar algumas delas:
Análise interna
É necessário entender as condições da empresa para determinar se ela está pronta para a internacionalização. Entenda os pontos fracos e fortes do seu negócio, a capacidade de investimento na expansão, o desempenho do produto no mercado interno e o que o faz se destacar, a fim de determinar o grau de competitividade no comércio internacional. Na Líderi Consultoria, oferecemos uma reunião de diagnóstico gratuita para entender a situação do seu negócio e as necessidades dele, a fim de facilitar o processo de exportação e mitigar possíveis riscos e entraves.
Análise do mercado-alvo
Isso envolve entender o comportamento do produto no mercado-alvo, o grau de familiaridade com o produto, as possíveis barreiras culturais ou entraves burocráticos e o grau de concorrência no mercado-alvo. Uma solução adequada para analisar essas questões é a implementação de um Estudo de Mercado, que compreende desde a pesquisa da oferta e demanda no mercado internacional até a verificação de possíveis saídas mais vantajosas para o negócio.
Habilitação para exportar
Para realizar operações de importação ou exportação, é necessário realizar o cadastramento no Radar SisComex. Esse registro obrigatório tem como finalidade unificar informações e monitorar comportamentos, evitando, assim, a prática de fraudar o fisco por meio do contrabando. Se você tem pouco conhecimento sobre esse cadastramento, contar com a ajuda de uma consultoria especializada lhe será de grande utilidade.
Logística de transporte
Conhecer os diferentes modais de transporte - marítimo, terrestre ou aéreo - é essencial para levar o seu produto ao exterior sem problemas. Cada um deles possui regulamentações específicas, vantagens e desvantagens diferentes, e escolher o modal mais adequado requer uma Análise Logística profissional e personalizada.
Adequação normativa e burocrática
Cada país possui uma legislação ou um conjunto de normas diferente, que envolve desde padrões de rotulagem e embalagem até requisitos sanitários. Além disso, é preciso conhecer os documentos necessários para a exportação, como a fatura comercial, o packing list e o certificado de origem, bem como atentar-se para licenciamentos específicos. Uma solução adequada para auxiliar esse processo é um serviço de Planejamento Burocrático.
Seguir esses passos pode ser desafiador para um exportador de primeira viagem, mas o auxílio de uma consultoria de comércio exterior pode fazer a diferença na internacionalização do seu negócio. A Líderi Jr. oferece uma ampla gama de serviços personalizados de acordo com a necessidade da sua empresa, realizando o acompanhamento e apoio em todas as etapas do processo. Entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito! Redação: Luísa Tejo, consultora de Marketing
Comments