top of page

Como exportar pode aumentar o FATURAMENTO da sua empresa?

Atualizado: 14 de mai.

Descubra como abrir as portas do seu negócio para o mundo


No cenário globalizado atual, a exportação vem se tornando uma estratégia fundamental para o crescimento e estabilidade das empresas. Ao expandir seus horizontes além das fronteiras domésticas, as organizações abrem portas para novas oportunidades de negócios e alcançam um potencial de crescimento significativamente maior. Nesta redação, exploraremos como a exportação pode impulsionar o faturamento das empresas, destacando os principais benefícios desse processo.


Um dos maiores benefícios da exportação é o acesso a novos mercados, levando em consideração que, ao diversificar suas operações para além do mercado interno, as empresas podem alcançar consumidores em regiões onde a demanda por seus produtos ou serviços é alta e onde a concorrência pode ser menor. Isso não apenas aumenta as oportunidades de vendas, mas também reduz a dependência de um único mercado, tornando a empresa mais resiliente a flutuações econômicas locais


Muitas empresas possuem vantagens competitivas únicas que as diferenciam em seus mercados locais. Ao exportar, essas vantagens podem ser alavancadas de forma ainda mais eficaz. Seja a qualidade superior de seus produtos, a expertise técnica especializada ou os custos de produção mais baixos, as empresas podem capitalizar esses diferenciais para conquistar novos clientes e aumentar sua participação de mercado em âmbito internacional.



ilustração de países exportando



Depender exclusivamente do mercado interno para gerar receita expõe as empresas a riscos significativos, assim como possíveis mudanças repentinas nas condições econômicas ou regulatórias podem afetar drasticamente as vendas e os lucros. Dessa forma, a  exportação oferece uma solução eficaz para esse problema, permitindo que as empresas diversifiquem suas fontes de receita e reduzam sua vulnerabilidade a choques econômicos internos. Ao começar a exportar as empresas devem buscar melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, tendo em vista a necessidade de atender tanto a demanda interna quanto a externa, dessa forma haverá o resultado da otimização de seus mecanismos.


Ainda, exportar oferece a oportunidade de diversificação dos produtos e do modelo de negócios. Ao acessar novos mercados, os produtores e empresas podem inovar de acordo com cada mercado, o que tende a gerar um interesse maior nos consumidores desses países e consolidar a autoridade da empresa no mercado internacional. Isso também pode gerar um efeito positivo para a imagem da empresa no mercado interno, tendo em vista que exportar fortalece a imagem de boa qualidade dos produtos ou serviços e de autoridade das empresas em seus respectivos mercados.


As diferenças culturais também podem ser uma vantagem quando se trata de exportar. Respeitando as limitações que essas diferenças podem apresentar, algumas especificidades culturais podem ser diferenciais a serem exploradas em outros países. As empresas podem oferecer produtos e serviços antes desconhecidos e se destacar como novidade em mercados estrangeiros, gerando curiosidade em quem consome. Alguns exemplos disso são o artesanato brasileiro, sobretudo nordestino, e comidas típicas como o pão de queijo e o açaí.


Você tem interesse em exportar? 


Como empresa de consultoria internacional, nosso interesse é oferecer aos nossos clientes melhores estratégias de exportação e soluções para obstáculos durante o processo, além de auxiliá-los no processo de inserção do mercado internacional. Um dos nossos serviços é o planejamento burocrático, em que identificamos os documentos necessários para o processo de exportação e as normativas internacionais que devem ser seguidas. Agende uma consulta gratuita com um dos nossos consultores. 


Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de mais informações sobre o comércio exterior brasileiro. 





Arte: Ruan Soares

Redação: Maria Isadora


31 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page