top of page

Campina Grande: O maior polo de produção e exportação de calçados da Paraíba

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Por: Vívian Machado e Djalma Filho.


A produção de calçados simboliza parte da tradição econômica da Paraíba, que historicamente proporcionou a injeção de altos investimentos para o estado além da alta taxa de empregabilidade para a população. O setor calçadista é um dos elementos de grande orgulho, principalmente para o município de Campina Grande, haja vista que a sua produção é destaque tanto na concorrência nacional quanto no mercado internacional. A sua trajetória histórica ratifica a evolução crescente do setor de calçados na região, que tem agregado forte valor e desenvolvimento para a economia local.


Inicialmente, a grande concentração de indústrias calçadistas a nível nacional estavam localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país, contudo durante o processo de realocação do setor para o Nordeste, a Paraíba se apresentou como uma região propícia para esse investimento industrial e se tornou, em 2019, o terceiro maior produtor desse segmento no Brasil. Durante esse processo, Campina Grande se tornou o polo de maior concentração dessas empresas, abrangendo 90% da produção total do estado.


Dessa forma, e com a crescente expansão desse setor na região da Paraíba, Campina Grande surgiu como um dos maiores polos de confecções de couro e calçados no país e, recentemente, se destaca no reconhecimento de sua qualidade a nível nacional e internacional. Por conseguinte, a cidade passou a representar um dos maiores centros de produção do setor de calçados no país, além de ser responsável pela maior parte das exportações desse produto.


Devido ao protagonismo desse setor industrial no estado, o governo da Paraíba proporcionou investimentos na área do município de Campina Grande no ano de 2019 visando a ampliação da produção e geração de mais empregos. Além de representar a maior parte da parcela das exportações de todo o Estado, somente na região de Campina Grande, atualmente, há uma estimativa de 600 empresas em funcionamento, promovendo aproximadamente 16 mil empregos para os paraibanos.


No primeiro semestre de 2020, a exportação do setor calçadista representou 56% do total exportado pelo estado da Paraíba, desse modo, arrecadando aproximadamente US$ 33,1 milhões e, configurando-se assim como o quarto estado que mais exporta esse tipo de produto, superado apenas pelos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo. Essa liderança presente na Paraíba referente à produção advém também dos anos anteriores que demonstraram de forma semelhante resultados significativos.


As exportações de calçados de Campina Grande ultrapassam 95% da exportação total do município e arrecadou mais de US$ 30,5 milhões apenas no período de janeiro a julho de 2020 e, por fim, ratifica Campina Grande como o município com maior potencial exportador do estado. Ademais, os materiais mais comuns utilizados na confecção são plásticos, borrachas e couro natural e são produzidos de forma industrial ou artesanal.



E você, produtor de calçados, possui interesse em expandir seus negócios para nível internacional?


A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.



Nossa paixão é te levar mais longe!




Referências:


SILVA, José Antônio Rodrigues da. A globalização e os novos espaços industriais: a indústria de calçados na paraíba. Revista de Estudos Sociais, [S.I.], v. 11, n. 12, p. 39-70, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/Valdirene/Downloads/200-Texto%20do%20Artigo-191-1-10-20120507%20(2).pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.


COMEX VIS (org.). Campina Grande - PB: exportações, importações e balança comercial. Exportações, importações e balança comercial. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis. Acesso em: 13 ago. 2020.


Governo do estado da Paraíba. Feira de Calçados destaca investimentos do Governo do Estado para impulsionar o setor. 2020. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/feira-de-calcados-destaca-investimentos-do-governo-do-estado-para-impulsionar-o-setor-1. Acesso em: 13 ago. 2020.


1.391 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page