top of page

Brasil é destaque na exportação de frutas

Atualizado: 15 de fev. de 2023

Por Tifanny Lacerda


Em 2021 o Brasil alcançou uma marca histórica na exportação de frutas, foram exportadas 1,24 milhões de toneladas de frutas, um aumento de 18% no volume se comparado ao ano anterior. O setor teve um faturamento de US$ 1 bilhão, 20% a mais que em 2020. Nota-se que durante os primeiros meses de 2022, o número de volume de frutas exportadas registou um aumento de 2%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.


Dentre as frutas mais exportadas de 2021 a manga foi o grande destaque, com cerca de 270 mil toneladas exportadas, crescimento de 12% se comparado a 2020. Em 2022, as frutas que registram mais exportações são o Melão, Limão, Manga e Melancia. Cerca de 76 mil toneladas de melão já foram exportadas esse ano, gerando um faturamento de US$ 47,1 milhões.


Nota-se também um aumento de 20% nas exportações de Limão, tal crescimento é impulsionado pela abertura do mercado Chinelo e pela diminuição da produção de países como México, Colômbia e Guatemala.

Ressaltamos que o setor é impulsionado pela crescente demanda por alimentos saudáveis e in natura, nota-se uma crescente percepção da importância do consumo diário de frutas como forma de prevenir doenças, de forma que os consumidores preferem gastar mais em alimentos saudáveis, como frutas, do que em alimentos artificiais e ultra processados.


A União Europeia é o principal destino das exportações de frutas brasileiras, em concordância com dados da Abrafrutas. O mercado europeu apresenta uma grande demanda por alimentos saudáveis.


A seguir, confira os principais destinos das exportações de frutas brasileiras:



Destaca-se ainda que Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte são destaque nas exportações de frutas, dados da Abrafrutas demonstram que tais estados foram os que mais enviaram frutas para o exterior gerando 780 milhões de dólares em receita, no ano de 2021.


A cidade pernambucana de Petrolina é referência na produção e exportação de frutas como mangas, uvas e goiabas. Em 2021, Pernambuco faturou US $244 milhões com exportações de frutas. Já o estado da Bahia, em 2021, obteve um faturamento de US $191 milhões com a exportação de frutas, exportando principalmente para o mercado europeu.


O Ceará é um grande produtor de melões, mangas e melancias. Em 2021, o estado faturou US $178 milhões com as exportações, tendo como principais destinos países como Holanda, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Já o Rio Grande do Norte, em 2021, faturou US $167 milhões em exportações, com o destaque para produção de melão.

A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística , planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.


Nossa paixão é te levar mais longe!



Fontes do post: Abrafrutas e Canal Agro.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page