top of page

Apoio Governamental: Como acessar mercados internacionais

ree




O processo de quem vai exportar pela primeira vez - e às vezes mesmo depois disso - pode ser rodeado de receios, mitos e falta de preparo, o que acaba criando um ar de inalcançável em torno do processo que afasta a chegada de novos e potentes exportadores. A chave para mitigar esse mito é clara: uma consultoria de qualidade, a segurança durante todo o processo é elemento basilar para um bom processo exportador. Mas será que o processo é necessariamente caro e só pode ser consultado pelo ramo privado?


Foi pensando na missão de preparar as empresas brasileiras para o mercado externo e ampliar a presença do Brasil na economia global que projetos de fomento e subsídio à exportação foram criados pelo governo.


A grandeza das iniciativas governamentais para acessar mercados internacionais, tem vários exemplos, como diversos programas de subsídio, apoio e crédito ao empresário exportador para que seu produto chegue ao mercado global e retorne como desenvolvimento para o país. Exemplo disso são os recentes “Programa de Financiamento às Exportações” - Proex, que viabiliza financiamento de exportações brasileiras de produtos e serviços; e os mais recém-nascidos “Programa Acredita Exportação” e o “Plano Brasil Soberano”, ambos de 2025, feitos para facilitar o acesso a crédito e ampliar as exportações de pequenas e micro empresas. O foco é tão relevante nessa seara, que o investimento para o Brasil Soberano, segundo o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), já chega na casa dos R$40 bilhões.


O Programa Acredita Exportação, de julho de 2025, por sua vez, é responsável por antecipar os efeitos da reforma tributária, focando em “ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs) por meio da devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação”. A medida ainda não tem dados sobre seus resultados, mas o subsídio, por si só, já é indicativo do espaço mister que as exportações ocupam nas pautas da economia nacional.


Por fim, fica nítida a ênfase dada pelos próprios órgãos governamentais de nosso país para a iniciativa da exportação, especialmente no foco das pequenas e micro empresas, um verdadeiro motor de crescimento de nossa economia.



 E aí, a Líderi quer mais ajuda a desmistificar o processo da exportação? A gente pode te ajudar, marque já uma reunião de diagnóstico para começar a exportar!


 
 
 

Comentários


Logo Líderi Consultoria

UFPB - Campus I Centro de Ciências Sociais Aplicadas Bloco dos Centros Acadêmicos - Líderi Consultoria 1º Andar
João Pessoa/PB - CEP: 58050-725
CNPJ: 19.521.379/0001-03

Copyright       2022 Líderi Jr Consultoria Internacional. Todos os direitos reservados.
bottom of page