top of page

Amendoim brasileiro é destaque no exterior

Por Maria Luiza Fonseca


Em 2022, o Brasil exportou cerca de 285 mil toneladas de amendoim, resultando em uma receita de aproximadamente US $332 milhões de dólares. Boa parte desse sucesso se deve aos seus próprios benefícios naturais. Visto que, além de ser extremamente saboroso, o amendoim é uma fonte barata de proteína, tem alto teor de vitaminas e também possui componentes antioxidantes.


As exportações de amendoim em grãos brasileiros já teve como destino mais de 90 países. É um produto bem aceito no mercado internacional, principalmente pela China e Itália que são considerados hoje, como principais importadores do óleo de amendoim.



Em 2021, o Brasil conseguiu ingressar em novos mercados para a exportação do amendoim, com destaque para a China, que como principal consumidor e também produtor de amendoim do mundo, importa anualmente cerca de US $800 milhões de dólares em amendoim. Foram cerca de 248.150.853 quilos de amendoim importados. O Brasil tem todas as condições favoráveis para ampliar sua participação nessas exportações.


O amendoim nacional tem um grande potencial para tornar-se um grande destaque no exterior. Segundo Ubiracy Fonseca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), "os fabricantes que estão ganhando cada vez mais destaque internacional, trabalham exclusivamente com amendoins de alto teor oleico, pois eles trazem mais benefícios para a saúde", e se encaixam nos critérios considerados adequados pelo mercado externo. Aliás, como afirma Ubiracy, "A qualidade do amendoim brasileiro é elevada e a indústria tem investido em equipamentos de ponta e na intenção de certificações como BRC e Sedex, exigidas pelos mais rigorosos mercados internacionais, como o europeu, por exemplo, que é o principal alvo dos fabricantes brasileiros".

O Reino Unido, por exemplo, é um dos países que oferecem amplas oportunidades para exportadores de amendoim. No futuro, espera-se que o mercado Europeu de amendoim cresça devido às mudanças nos padrões de consumo da população. Como dito anteriormente a proteína à base de plantas está ganhando cada vez mais popularidade, devido ao maior interesse da população em uma alimentação saudável, espera-se que o amendoim se torne uma importante fonte de gorduras insaturadas, fibras, proteínas, vitaminas e minerais, sendo uma ótima opção para as pessoas que buscam um melhor estilo de vida.


Por isso, a crescente demanda por lanches à base de amendoim, manteiga de amendoim e alimentos ricos em proteínas impulsiona a alta demanda global por amendoim e assim, incentiva as exportações.

A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de análise de viabilidade para exportação, de estudos de mercado, de análise de conjuntura, logística e planejamento burocrático. Te ajudamos a encontrar mercados promissores para seus amendoins. Agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores, não perca tempo!





FONTES: IEA; ABICAB, Comex Stat.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page